Bacharelado em Ciência da Computação completa 30 anos Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Informática - UFV

Endereço

Departamento de Informática
Universidade Federal de Viçosa
Campus Universitário
36570-900, Viçosa, MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3899-2396
ou 3899-2397
FAX.: +55 (31) 3899-2394
E-mail: dpi@ufv.br

Estrutura Física

O DPI ocupa uma área total de 1.500m² do prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, espaço físico suficiente para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. São 20 gabinetes individuais para professores (com ponto de rede e computador com configuração atualizada), 7 laboratórios de computação que são utilizados para ensino (de graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão, além de diversas salas de apoio como secretaria, sala de reuniões, sala exclusiva para alunos de pós-graduação, sala de coordenação de curso de pós-graduação, sala de máquinas (onde ficam instalados os servidores), sala de manutenção e almoxarifado. Além dessa área, o DPI administra um Laboratório de Informática, composto de 5 salas de 40m² cada, totalizando aproximadamente 100 microcomputadores, que são utilizados para ministrar disciplinas da área de Computação para outros cursos da UFV.

O DPI disponibiliza os seguintes laboratórios para a pós-graduação:

– Laboratório de Pós-Graduação 1: Sala CCE414 – Área: 34m² – Equipamentos: 9 Computadores mais 2 bancadas para 8 postos de trabalho adequadas para uso de Laptops.

– Laboratório de Pós-Graduação 2: Sala CCE405 – Área: 52m² – Equipamentos: 20 postos de trabalho com rede cabeada e sem fio. Como a maioria dos estudantes atualmente possui seu próprio Laptop, a criação deste novo espaço, com mesas individuais e cadeiras de braço trouxe um maior conforto de trabalho.

Além destes laboratórios, de uso exclusivo dos alunos do mestrado, existem os seguintes laboratórios que também são compartilhados com bolsistas de IC e demais alunos da graduação. Os laboratórios de projetos são de uso exclusivo de alunos envolvidos em projetos, ou seja, todos os alunos de mestrado, os bolsistas de IC e outros alunos do curso de bacharelado, engajados nestes projetos. Alunos do curso de mestrado e bolsistas de IC têm acesso 24h por dia, 7 dias por semana, uma vez que possuem cópias das chaves do prédio e dos laboratórios.

– Laboratório de Ensino 1: Sala CCE 408 – Área: 52m² – Equipamentos: 5 bancadas para 25 postos de trabalho adequada para uso de Laptops, com rede sem fio.

– Laboratório de Ensino 2: Sala CCE 410 – Área: 52m² – Equipamentos: 15 computadores e mais uma bancada para 10 postos de trabalho adequada para uso de Laptops, com rede sem fio.

– Laboratório de Aulas Práticas: Sala CCE 416 – Área: 80m² – Equipamentos: 25 computadores e mais uma bancada para 5 postos de trabalho adequada para uso de Laptops, com rede sem fio.

– Laboratório de Projetos 1: Sala CCE 407 – Área: 52m² – Equipamentos: 20 Computadores com variadas configurações, adquiridos com recursos captados por meio de projetos de pesquisa.

– Laboratório de Projetos 2: Sala CCE 411 – Área: 34m² – Equipamentos: 12 Computadores com variadas configurações, adquiridos com recursos captados por meio de projetos de pesquisa.

– Sala de Máquinas (Servidores de rede local): Sala CCE 409 – Área: 15m².

No Departamento de Informática, todos os equipamentos de todos os laboratórios estão ligados à rede e o acesso à Internet é ilimitado para professores, alunos e funcionários. A rede interna do DPI opera a 100 Mbps (FastEthernet) e a ligação do DPI com a UFVnet é através de um link fast ethernet de 100Mbps.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress