Divulgação do resultado da III Maratona de Programação da SI (Semana de Informática)

Foto da edição de 2019 da Maratona de Programação da SI, quando o evento ocorreu de forma presencial (os times recebem um balão para cada questão resolvida)

No último domingo (dia 08/11) alunos e professores do DPI organizaram a III Maratona de Programação da SI (Semana de Informática), evento realizado anualmente junto com a Semana de Informática. Este ano, a competição aconteceu pela primeira vez de forma online.

Na maratona, há um conjunto de problemas (escritos por professores do departamento) com diferentes níveis de dificuldade e o objetivo é resolver a maior quantidade no menor tempo possível. As soluções são julgadas por um juiz automatizado, que compara as saídas geradas pelos programas desenvolvidos pelos alunos com as saídas esperadas.

Essas competições são excelentes oportunidades para aprender de forma mais divertida e competitiva. Além disso, são frequentemente utilizados por grandes empresas para identificar talentos. Sendo assim, o DPI incentiva a participação tanto na maratona local do departamento, quanto em outras competições (como a Maratona da SBC e a de Programação Paralela).

Neste ano houve um total de 58 participantes divididos em 20 times, com participação de alunos e ex-alunos da UFV, campus Viçosa e Florestal, Coluni e convidados. Graças a parcerias com as empresas Banco Inter e Bitka, foram distribuídos prêmios para os 5 melhores times. Segundo a Bitka, “Valorizamos tanto que hoje trabalhamos com alguns ex-participantes de maratona, e quisemos ter a honra de patrocinar o evento. Alunos com histórico em maratonas de programação são ótimos resolvedores de problemas e isso é muito reconhecido por nós.”

Este ano, o time “Cade o Andre?”, composto pelos alunos Natan Seabra Garcias, Matheus Aguilar de Oliveira e Gabriel de Paula Félix (todos do 5° período do curso de Ciência da Computação da UFV/Viçosa) venceu a maratona, ganhando um prêmio no valor de R$1200. Vale ressaltar que foram classificados em primeiro lugar mesmo considerando times que não participaram do ranking oficial, como convidados e ex-alunos.

Foto do time vencedor (tirada na edição de 2019 da Maratona SI)

Além de alunos atualmente no curso, também participaram times compostos por ex-alunos, que participaram de maneira informal sem entrar no ranking oficial). O time de ex-alunos melhor colocado foi o “Aposentados e pensionistas do INSS”, composto por Felipe de Souza Dias (ex-aluno), Matheus Phillipe Velozo Amaral (ex-aluno) e Marcelo de Matos Menezes (aluno de mestrado do DPI/UFV).

Foto do time de ex-alunos melhor classificado (foto tirada na edição de 2019 da Maratona SI, quando eles foram premiados)

A lista com os 5 primeiros colocados (considerando apenas atuais alunos da UFV) foi:

TIME: CAMPUS: INTEGRANTES:
Cade o Andre? Viçosa Natan Seabra Garcias (2018) Matheus Aguilar de Oliveira (2018) Gabriel de Paula Félix (2018)
For de Fluxo Viçosa Bruno Ferreira Coelho (2017) Rodrigo Eduardo de Oliveira Bauer Chichorro (2017) Róger Vieira Batista (2017)
seila Florestal Dener Vieira Ribeiro (2019) Germano Barcelos dos Santos (2019) Guilherme Corrêa Melos (2019)
sqrt means squirtle Viçosa Gabriel Bezerra Soares (2019) Sávio Mendes Miranda (2019) Henrique Campos Padula (2019)
PAA – Programadoras Alcoolizadas Anonimas Viçosa Manoela Werneck (2018) Sarah Carvalho (2018) Leandro Xavier (2017)

A divulgação dos resultados pode ser assistida no link abaixo:

Fonte: Departamento de Informática – UFV/Viçosa