Divulgação do resultado da V Maratona de Programação da SI (Semana de Informática)

Os times recebem um balão para cada questão resolvida

No dia 18/05/2023 ocorreu no Departamento de Informática (DPI) a V Maratona de Programação da Semana de Informática (SI), organizada pelos professores André Gustavo, Lucas Ferreira e Salles Magalhães, com ajuda de alunos voluntários. A Maratona da SI é um evento realizado anualmente durante a Semana de Informática (SI), a semana acadêmica do curso de Ciência da Computação, mas que em sua edição 2022 foi realizada somente agora porque a SI ocorreu no final do semestre, data com muitas provas e trabalhos, e por isso a Maratona foi realizada somente agora em 2023.

A Maratona de Programação da SI segue os moldes da Maratona SBC de Programação, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), evento regional do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Os competidores participam em times de até 3 estudantes cada,  com objetivo de resolver a maior quantidade de questões da prova no menor tempo possível. O conjunto de questões é escrito por professores do DPI e possui diferentes níveis de dificuldade. As soluções são julgadas por um juiz automatizado, que compara as saídas geradas pelos programas desenvolvidos pelos alunos com as saídas esperadas.

Por possuir problemas com diferentes níveis de dificuldade, essa maratona é indicada até mesmo para iniciantes em programação, como calouros de Ciência da Computação e outros cursos das Ciências Exatas e Engenharias, que encontram nela uma boa forma de começar a participar desses tipos de evento e, assim, se prepararem cada vez mais cedo para maratonas futuras.

Essas competições são excelentes oportunidades para aprender de forma mais divertida e competitiva. Além disso, são frequentemente utilizados por grandes empresas para identificar talentos. Sendo assim, o DPI incentiva a participação tanto na maratona local do departamento, quanto em outras competições maiores, como a Maratona Mineira, a Maratona Brasileira e a de Programação Paralela.

Neste ano houve um total de 40 participantes divididos em 14 times. Além das 10 equipes participando presencialmente na UFV, 4 equipes participaram remotamente como convidados, do campus Florestal e do CEFET de Leopoldina. Graças às empresas parceiras da Semana de Informática, foi possível distribuir prêmios para os melhores times e um prêmio adicional, para o melhor time de calouros. Empresas sempre valorizam competições como a nossa, pois alunos envolvidos nesses eventos normalmente possuem alta capacidade de solução de problemas e criatividade.

No curso de Computação da UFV, existem diversas oportunidades para os alunos participarem de competições acadêmicas. Geralmente, temos pelo menos cinco competições similares por ano. Um exemplo é a participação de quatro equipes do nosso curso na X Maratona Mineira de Programação, que ocorrerá nesta semana, em Ouro Branco. Além disso, no segundo semestre de 2023, teremos a Maratona SI de Programação 2023. Portanto, os alunos terão mais uma chance de participar da Maratona SI neste ano. Não percam essa excelente oportunidade!

Este ano, o time “me leva pra Itália, dedé!!”, composto pelos alunos Bruno Rezende (turma de 2020), Samuel Pinto (2021) e Erick de Souza (2022) venceu a maratona, ganhando um prêmio no valor de R$3000 oferecido pelas empresas SYDLE e LEVTY.

A lista com os 4 primeiros colocados que participaram presencialmente é:

Time:INTEGRANTES:
me leva pra Itália, dedé!!Bruno Alencar Vieira de Rezende (2020)Samuel Raimundo Lopes Pinto (2021)Erick Soares de Souza (2022)
RSXHenrique Campos Padula (2019)Cecília Cassab Prieto (2023)Nicolas Eliel dos Reis Silva (2023)
Façam exemplos no papelGabriel Moreira Marques (2022)Ana Laura Tavares Costa (2021)André Nunes de Alcântara (2022)
Até que durouJoão Vitor De Melo Machado (2023)Lidson Oliveira (ELT)Thierry Stofel Driusso (ELT)

O 4º colocado na competição, o time “Até que durou”, recebeu o prêmio de melhor time de calouros, pois mesmo tendo iniciado outro curso na UFV anteriormente, atualmente cursam Programação 1 (INF110).

O melhor time com participação remota foi da UFV de Florestal:

Time:INTEGRANTES:
/**/Paulo Henrique Carneiro SilvaIngred Fonseca de AlmeidaEmily Lopes Almeida

A Maratona da SI contou com apoio das seguintes empresas, com recursos novos especialmente para o evento, ou remanescentes de patrocínio da SI 2022 para aquisição de Doce de Leite Viçosa para a premiação).