Divulgação do resultado da VI Maratona de Programação da SI (Semana de Informática)

Ocorreu, no dia 31/08/2023, no Departamento de Informática (DPI) a VI Maratona de Programação da Semana de Informática (SI), organizada pelos professores André Gustavo e Salles Magalhães.

A Maratona da SI é um evento realizado anualmente durante a Semana de Informática (SI), a semana acadêmica do curso de Ciência da Computação. Ela segue os moldes da Maratona SBC de Programação, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), evento regional do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Os competidores participam em times de até 3 estudantes cada, com objetivo de resolver a maior quantidade de questões da prova no menor tempo possível. O conjunto de questões é escrito por professores do DPI e possui diferentes níveis de dificuldade. As soluções são julgadas por um juiz automatizado, que compara as saídas geradas pelos programas desenvolvidos pelos alunos com as saídas esperadas.

Devido à variedade de desafios que apresenta, esta maratona é adequada inclusive para pessoas iniciantes na programação, como estudantes novatos em Ciência da Computação e outros campos das Ciências Exatas e Engenharias. Ela oferece uma excelente oportunidade para começar a participar de eventos desse tipo e, consequentemente, se preparar desde cedo para competições futuras.

Estas competições representam ótimas chances para adquirir conhecimento de maneira envolvente e competitiva. Adicionalmente, são frequentemente empregadas por grandes empresas como um meio de identificar talentos promissores. Portanto, o Ciência da Computação da UFV encoraja ativamente a participação tanto na maratona local do DPI quanto em competições mais amplas, incluindo a Maratona Mineira, a Maratona Brasileira e a de Programação Paralela.

A edição de 2023 contou com 57 participantes divididos em 19 times, sendo que 14 deles participaram presencialmente (em dois laboratórios do DPI) e 5 participaram remotamente como convidados, do campus Florestal e da UFES de São Mateus. Além da ajuda de alunos, este ano a competição também contou com o trabalho dos Profs. Vitor Barbosa, que atuou na infraestrutura da rede de computadores, e Lucas N. Ferreira, que ficou responsável por gerenciar o trabalho dos alunos voluntários durante o evento.

Graças às empresas patrocinadoras da Semana de Informática, as 4 equipes de melhor colocação foram premiadas. O mercado de trabalho sempre valoriza competições de programação como a nossa, pois alunos envolvidos nesses eventos normalmente possuem alta capacidade de solução de problemas, trabalho em equipe e criatividade. Segundo a Sydle, que ofereceu um prêmio ao time melhor colocado, “Valorizamos muito nossa parceria de longa data com a UFV e notamos o quanto a maratona gera um impacto positivo na formação dos alunos. Aqui na SYDLE entendemos que a construção de uma carreira de sucesso é um processo contínuo e que exige constante aprimoramento, desta forma, poder retribuir de alguma forma aos alunos comprometidos com isso é sempre uma experiência gratificante”.

No curso de Computação da UFV, existem diversas oportunidades para os alunos participarem de competições acadêmicas. Geralmente, há pelo menos cinco competições similares por ano. Em 2023, por exemplo, times da UFV já participaram da Maratona Mineira de Programação (que ocorreu em Ouro Branco) e da Maratona SI. Além disso, terão a oportunidade de participar da Maratona de Programação da SBC (que terá uma fase regional na UFV em 02/09/2023 e a final nacional em Chapecó no final de Outubro) e da Maratona de Programação Paralela ( também em Outubro).

Este ano, o time “Segundo Lugar”, composto pelos alunos Bruno Rezende (turma de 2020), Samuel Pinto (2021) e Henrique Padula (2019) ficou em primeiro lugar na maratona, ganhando um prêmio no valor de R$1500 oferecido pela empresa SYDLE. Os outros 3 primeiros colocados foram premiados com vale lanche da Távola Lúdica (oferecido pela Cientec) e Kits de Doce de Leite da Casa do Queijo, de Viçosa.

A lista com os 5 primeiros colocados que participaram presencialmente é:

Time:INTEGRANTES:
Segundo lugar Bruno Rezende (2020) Henrique Padula (2019) Samuel Raimundo Pinto (2021)
Deadbool João Vitor Machado (2023) Leonardo Porto (2023) Nicolas Eliel Silva (2023)
Cadê o Coffee Break? Erick Souza (2022) Matheus Lisboa (2022) Sofia Luiz (2022)
Trio Parada Dura Saulo Barbosa (2021) Joao Pedro Oliveira (2021) Joao Pedro Sena (2021)
O importante é compilar Lídson Oliveira (ELT) Leanderson Leles (2023) Thierry Driusso (ELT)

O melhor time com participação remota foi da UFV de Florestal:

Time:INTEGRANTES:
/**/Paulo Henrique SilvaIngred AlmeidaEmily Almeida

A Semana de Informática e a Maratona da SI contaram com apoio das seguintes empresas: