DPI recebeu o prêmio de Melhor Artigo no XXI Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD)

O DPI/UFV recebeu mais uma vez o prêmio de Melhor Artigo no XXI Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) que é um evento anual que apresenta, desde o ano 2000, os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos. O artigo intitulado “Design Exploration of Machine Learning Data-Flows onto Heterogeneous Reconfigurable Hardware” foi selecionado dentre 47 trabalhos como o melhor artigo. Os autores são os alunos do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação: Westerley Carvalho Oliveira e Michael Canesche; o estudante de gradução Lucas Teixeira Reis, o professor José Augusto Nacif do Campus UFV-Florestal e do professor orientador Ricardo Ferreira do Departamento de Informática da Universidade Federal de Viçosa. Já é a terceira vez que o DPI/UFV é premiado com o melhor artigo do WSCAD (2010 e 2017) além de uma menção honrosa em 2018.

O evento ocorreu com transmissão online de forma remota. A apresentação está disponível no canal do Youtube do Evento (https://www.youtube.com/channel/UC3PkD13cwCgS87Zod2K2foA).

Importante destacar a contribuição da UFV na área de Inteligência Artificial. Em 2020, o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV teve como temática a Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. Neste novo cenário é fundamental desenvolver soluções para o tratamento do grande volume de dados e do volume de processamento, da ordem de Peta Bytes, com a computação de alto desempenho. O artigo premiado aborda esta temática no desenvolvimento de novos aceleradores em hardware para processamento eficiente dos algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning) que é uma das áreas mais promissoras da Inteligência Artificial.

Fonte: DPI/UFV