DPI/UFV recebeu o prêmio de Melhor Artigo no ACM Sigspatial Gems 2020

sigspatial_premio2

O DPI/UFV recebeu o prêmio de Melhor Artigo no ACM Sigspatial Gems 2020, que é um evento anual da área de processamento de dados espaciais que ocorre juntamente com a conferência ACM Sigspatial. O artigo premiado (cujo título é “Employing GPUs to Accelerate Exact Geometric Predicates for 3D Geospatial Processing”) foi desenvolvido pelo aluno de mestrado Marcelo Menezes sob orientação do Prof. Salles Magalhães e conta com a participação dos alunos de graduação Matheus Aguilar e Bruno Coelho e do pesquisador W. Randolph Franklin (do Rensselaer Polytechnic Institute).

O objetivo desse trabalho é realizar cálculos geométricos sem apresentar falhas devido a erros de arredondamento. Tais falhas são muito comuns em algoritmos tradicionais de geometria e frequentemente fazem com que programas apresentem resultados inconsistentes ou mesmo abortem de forma inesperada. O algoritmo desenvolvido utiliza aritmética exata e o overhead adicionado por tais cálculos é compensado com o uso de programação paralela em GPU. Assim, o método resultante é não apenas exato, mas também eficiente. Aplicações incluem software nas áreas de CAD, Sistemas de Informação Geográfica, modelagem, manufatura 3D e bancos de dados espaciais.

Fonte: Departamento de Informática/UFV