Departamento de Informática
ou 3612-6351
E-mail: dpi@ufv.br

Informativo

Parceria para desenvolvimento de aplicativos Android envolvendo DPI/UFV & Cientec

IMG_9798_t_1200px-1-810x540No dia 09/07/2018 ocorreu a premiação do Desafio App UFV/Cientec. O Desafio aconteceu dentro da disciplina “Programação para dispositivos móveis” (INF311) e foi uma iniciativa do professor do Departamento de Informática (DPI) da UFV, Lucas Vegi, e do diretor da Cientec, Paulo Márcio, para aumentar a interação universidade-empresa.

Durante todo o semestre, os alunos desenvolveram, em grupos, aplicativos para a plataforma Android que irão atender a cerca de 10 demandas reais de desenvolvimento levantadas pelo grupo de empresas da Aceleradora Cientec (Conveniar, Jungle, Cientec Ambiental, FarmaGo!, REC). Ao longo deste processo, os alunos tiveram reuniões frequentes com as empresas, visando o melhor entendimento dos problemas e a cooperação para a solução dos mesmos.

Além de constituir uma parte significativa da avaliação da disciplina, esses trabalhos fizeram parte de uma competição promovida pela empresa, que premiou os três melhores trabalhos. Dentre os prêmios, foram oferecidos brindes das empresas e um jantar para o grupo vencedor, ocorrido no dia 15/10/2018. Este jantar contou também com a participação dos diretores da Cientec e professores do DPI, onde novas parcerias similares começaram a ser traçadas.

No semestre 2018/2, todos os grupos estão sendo convidados pela Cientec para negociar oportunidades de continuidade dos projetos, seja através de estágio remunerado, contratação de serviço ou algum outro modelo de parceria. Os projetos ficaram em um nível surpreendente e vários deles poderão estar disponíveis no mercado ainda no segundo semestre de 2018.

“Esta experiência está sendo muito importante para os alunos conseguirem mensurar o seu aprendizado, materializando na prática conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, essa experiência está servindo para complementar a formação dos alunos, criando oportunidades de estágio e criação de redes de contatos que podem significar futuros empregos ou empreendimentos“, afirmou o professor Lucas Vegi.

1º Colocado:
Grupo Mapeamento de Árvores do Ecovoice

Igor de Oliveira; Cláudia Abreu ; Lucas Soares

2º Colocado:
Grupo Portal de Eventos do Conveniar

Marcos Rosado; Paulo Henrique Rebelo; Leonardo Santos

3º Colocado:
Grupo Controle de Visitas de Atendimento do GESUAS

Gustavo Henrique Corrêa; Saulo Ferreira de Souza; Moises Henrique Pereira

Café da manhã oferecido durante as apresentações

Jantar de confraternização - 15/10/2018

Jantar de confraternização – 15/10/2018

Jantar de confraternização - 15/10/2018

Jantar de confraternização – 15/10/2018

As apresentações dos resultados desta parceria começaram no dia 05 de julho e foram finalizadas no dia 09 de julho. Aconteceram no auditório do Centro de Ciências Exatas da UFV (CCE), onde foram convidados todos os alunos e professores do DPI. O evento também contou com a cobertura da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV (DCI).

fonte: Blog Cientec