Plataforma de cursos gratuitos de computação

O Computação Livre nasce com o objetivo de incentivar a criação de mais pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da computação. Em especial, a plataforma pretende ser um agregador de cursos gratuitos e abertos ao público, produzidos por alunos e professores da comunidade.

O projeto de final de curso, criado pelos professores Ricardo dos Santos Ferreira e Carlos de Castro Goulart, juntamente com o aluno Rafael Brum Cabral, já se encontra disponível e com seu primeiro curso: Introdução à programação com Python 3.

Nesse curso, encontram-se aulas teóricas, listas e resoluções de exercícios com a mesma ementa da disciplina INF100 – Introdução à programação 1, como material de suporte aos alunos de disciplina e também para todos aqueles que pretendem iniciar no universo da programação.

Ainda, no site também se encontram listas com links para várias plataformas com cursos online, gratuitos e de qualidade.

Para o aprimoramento do projeto, solicitamos que nos envie retornos com críticas e sugestões.

A plataforma e demais informações podem ser acessadas através do link: Computação Livre