Time do DPI vence competição de Programação de Alto Desempenho

O time “Os #pragmaticos” foi classificado em primeiro lugar na XIV Maratona de Programação Paralela. Tal time foi composto pelos alunos do DPI Marcelo Menezes, Matheus Aguilar e Rodrigo Chichorro e treinados pelo professor Salles Magalhães.

Essa competição ocorre juntamente com o simpósio SBAC-PAD/WSCAD (eventos relacionados a Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho) desde 2006 e nele competem equipes formadas por estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação.

Nessa competição são providos problemas e implementações sequenciais que os resolvem. O objetivo é reimplementar o código sequencial de modo a obter o maior desempenho possível. Mais especificamente, os competidores devem paralelizar o código com o objetivo de tirar proveito de processadores paralelos, GPUs e clusters de computadores com vários nodos e núcleos.

Este ano 18 times participaram do evento, sendo que 3 participaram localmente e os outros (incluindo o time do DPI) participaram de forma remota.