Times da UFV classificados para final brasileira na Maratona de Programação da SBC

Time Bagre Branco, Branco Bagre – UFV/Viçosa

Dois times da UFV, um do campus Viçosa e outro do campus Florestal, estão entre os classificados para a etapa final da Maratona Brasileira de Programação:

– time “Bagre Branco, Branco Bagre”: Matheus Oliveira, Natan Garcias, Gabriel Félix, turma 2018 Ciência da Computação Viçosa; coaches Salles Magalhães e André Gustavo (DPI/UFV)

– time “seila”: Dener Vieira, Guilherme Melos e Otávio Santos, turma 2019 Ciência da Computação Florestal; coach Estela Miranda (IEF/UFV)

A etapa classificatória ocorreu neste mês de novembro, pela primeira vez realizada on-line, a fim de preservar a integridade física de todos os envolvidos na atual pandemia. Foram 799 times inscritos, de 196 escolas (faculdades, universidades, institutos), de todos os estados do Brasil. Destes, 64 times foram convocados para a fase final, sendo 9 de Minas Gerais, entre eles os 2 times da UFV.

Os times disputarão a final da Maratona Brasileira de Programação em março de 2021, quando serão escolhidos os representantes do Brasil na final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), o mais prestigiado concurso de programação de computadores, a ser realizada em Moscou, na Rússia.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três estudantes, que devem colaborar durante as 5 horas de competição para resolver o maior número de problemas propostos. Para isto, devem descobrir rapidamente os problemas que já estão preparados para resolver, batalhar nos demais, projetar testes, e construir soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

Neste ano a etapa regional foi on-line, com inscrição gratuita, e tivemos 8 times do DPI participando da competição, entre eles times de alunos do 1º e 2º ano (turma 2019 e 2020). Times do campus de Viçosa têm se classificado para a final brasileira ininterruptamente há mais de 10 anos. O time formado por Matheus, Natan e Gabriel foi classificado e participará da final brasileira pela primeira vez. Com bastante dedicação ao longo do ano, treinando durante o período de suspensão das aulas e também enquanto cursavam disciplinas durante o período emergencial remoto, consolidaram os conhecimentos obtidos nas disciplinas do curso, principalmente tópicos avançados de estruturas de dados, projeto e análise de algoritmos, e de programação competitiva. Matheus e Natan também participaram, em janeiro, da Escola de Verão da Maratona de Programação, um treinamento intensivo promovido pela SBC e realizado em Campinas, e ofertaram um minicurso de setembro a novembro para os times de Florestal.

Esta foi a terceira participação de times do campus de Florestal no evento, tendo sido a primeira classificação para a final brasileira. Os integrantes do time classificado treinaram especificamente para esta competição desde o início do período emergencial remoto junto a 8 outras equipes (4 delas apenas com meninas) formadas no contexto do programa de extensão universitária MinasCoders, coordenado pelas professoras Gláucia Braga e Thais Regina, do IEF/Florestal.

Informações do evento:
maratona.sbc.org.br/