Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Informática - UFV

Endereço

Departamento de Informática
Universidade Federal de Viçosa
Campus Universitário
36570-900, Viçosa, MG – Brasil
Tel.: +55 (31) 3612-6350
ou 3612-6351
E-mail: dpi@ufv.br

Informativo

Divulgação do resultado da IV Maratona de Programação da SI (Semana de Informática)

Foto da edição de 2019 da Maratona de Programação da SI, quando o evento ocorreu de forma presencial (os times recebem um balão para cada questão resolvida)

Foto da edição de 2019 da Maratona de Programação da SI, quando o evento ocorreu de forma presencial (os times recebem um balão para cada questão resolvida)

No último sábado (dia 06/11) alunos e professores do DPI organizaram a IV Maratona de Programação da SI (Semana de Informática), evento realizado anualmente junto com a Semana de Informática. Este ano, a competição aconteceu pela segunda vez de forma online.

Na maratona, há um conjunto de problemas (escritos por professores do departamento) com diferentes níveis de dificuldade e o objetivo é resolver a maior quantidade no menor tempo possível. As soluções são julgadas por um juiz automatizado, que compara as saídas geradas pelos programas desenvolvidos pelos alunos com as saídas esperadas.

Essas competições são excelentes oportunidades para aprender de forma mais divertida e competitiva. Além disso, são frequentemente utilizados por grandes empresas para identificar talentos. Sendo assim, o DPI incentiva a participação tanto na maratona local do departamento, quanto em outras competições (como a Maratona da SBC e a de Programação Paralela).

Neste ano houve um total de 50 participantes divididos em 18 times, com participação de alunos e ex-alunos da UFV, campus Viçosa e Florestal e convidados. Graças a parcerias com as empresas Bitka, Inter e Sydle foram distribuídos prêmios para os 5 melhores times (e também para o melhor time de calouros). Empresas sempre valorizam competições como a nossa, pois alunos envolvidos nesses eventos normalmente possuem alta capacidade de solução de problemas e criatividade.

Este ano, o time “Lança a nota André”, composto pelos alunos Natan Seabra Garcias, Matheus Aguilar de Oliveira e Gabriel de Paula Félix (todos da turma de 2019) venceu a maratona, ganhando um prêmio no valor de R$1200 (esse mesmo time foi campeão da edição passada do evento). Vale ressaltar que foram classificados em primeiro lugar mesmo considerando times que não participaram do ranking oficial, como convidados e ex-alunos.

A lista com os 5 primeiros colocados (considerando apenas atuais alunos da UFV) e o melhor time de calouros foi:

TIME: CAMPUS: INTEGRANTES:
Lança a nota André Viçosa Natan Seabra Garcias (2018) Matheus Aguilar de Oliveira (2018) Gabriel de Paula Félix (2018)
seila Florestal Dener Vieira Ribeiro (2019) Germano Barcelos dos Santos (2019) Guilherme Corrêa Melos (2019)
For-de-Fluxo Viçosa Bruno Ferreira Coelho (2017) Rodrigo Eduardo de Oliveira Bauer Chichorro (2017) Róger Vieira Batista (2017)
Undefined Viçosa Henrique Campos Padula (2019) Davi Oliveira (2019) Carlos Sabino (2019)
André rindo do código Viçosa Sarah Carvalho (2018) Manoela Werneck (2018) Rafael Brum Cabral (2016)
PD: Programa dores (melhor time de calouros) Viçosa Samuel Raimundo Lopes Pinto (2021) João Pedro Medrado Sena (2021) João Pedro Pulz de Oliveira (2021)

 

A divulgação dos resultados pode ser assistida no link abaixo:

 

Fonte: Departamento de Informática – UFV/Viçosa

 

 

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress